Unidade CAL Glória
Espaço Sergio Britto
"Vou soltar o verbo, quero mais que se dane. Sempre gostei de dizer tudo o que me vem à língua." É com a paixão, o vigor e a lucidez de um texto com meio milênio de existência que a turma TEC-J subirá ao palco da CAL uma última vez para sua montagem de conclusão do curso profissionalizante.
Adaptado e dirigido por Marcelo Morato, ELOGIO À LOUCURA faz uma sátira ao comportamento humano e à hipocrisia do moralismo.
No texto original escrito por Erasmo de Roterdã em 1509, a Loucura é apresentada como uma Deusa vestida de bufão - por tanto tempo escamoteada pelos homens, pelo clero e até pelos deuses - que agora reivindica o quanto todo o universo lhe deve. Ela reina sobre os reis, ela governa os governantes. Seu império se estende por toda a humanidade: manifesta-se no amor, na amizade, no sexo, na infância, na velhice, nas guerras.
Se a origem da obra remete ao período de transição da humanidade entre Medievalismo e Renascimento, a peça mantém seu caráter de ruptura, frente a uma transformação radical na sociedade, no comportamento humano e na sua ética.
A montagem que será apresentada agora pelo elenco do TEC-J apostará neste jogo alegórico da personagem cheia de camadas e contradições: de um lado, a busca pela felicidade terrena, de culto à alegria, à leveza e de tudo que pode nos aliviar os dias. De outro, que loucos são aqueles que também estão em missão a favor da verdade, da ética, de um comprometimento consigo e com sua comunidade.
Um espetáculo para enfim celebrar a vida!
Erasmo de Roterdã
Marcelo Morato
João Miller
Maria Clara de Pina
Sueli Guerra
Beatriz Siracusa
Bráulio Giordano
Wilson Reiz
Fael di Roca
Eduardo Reis
Marcela Anjos
Magenta Rosa
Fael di Roca
Milena Escariz
Bráulio Giordano
Jayme de Souza
Nilson Souza
João Miller
Rita Ariani
Marcia Quarti